VoltarImprimir

Notícias

Institucional10/04/2017
Promotorias criminais de Ipatinga ganham novas instalações
Promotorias criminais de Ipatinga ganham novas instalações

Foram inauguradas na sexta-feira, 7 de abril, em Ipatinga, no Vale do Aço, as novas instalações das Promotorias de Justiça com atuação criminal. O prédio, que fica na rua São João Del Rei, 16, no Centro da cidade, oferece melhores condições de trabalho aos integrantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e, principalmente, mais comodidade e agilidade ao cidadão que busca a instituição.

Com área de aproximadamente 427 m², o imóvel conta com cinco gabinetes e suas respectivas antessalas, recepção, sala de reuniões, quatro instalações sanitárias acessíveis, além de um arquivo e uma copa. O local abriga também o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Na cerimônia de inauguração, o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, destacou que  houve um esforço grande da instituição, começando pelos promotores de Justiça de Ipatinga, para que a cidade pudesse ter uma Promotoria Criminal forte, tanto no Juizado Especial Criminal, quanto perante as varas criminais e no combate ao crime organizado. “Muitos promotores agregaram novas funções para que os promotores criminais possam dar essa resposta à sociedade, que clama por uma segurança pública mais acentuada, neste momento difícil da vida política e econômica do país”.

O coordenador da Secretaria das Promotorias de Justiça de Ipatinga, promotor de Justiça Francisco Ângelo Silva Assis, frisou que as portas da nova sede estão abertas para o cidadão, que é o destinatário do trabalho do MPMG. “Nesse novo espaço, teremos mais condições de prestar com qualificação o serviço público criminal à comarca. Agradecemos, especialmente, ao povo de Ipatinga, que vem mostrando apoio às ações do Ministério Público, o que renova nossa esperança em contribuir com a concretização de um mundo melhor”.

Sede definitiva
A sede própria definitiva da instituição em Ipatinga, com capacidade para abrigar as dez Promotorias de Justiça da cidade, será construída em área situada ao lado do prédio do Juizado Especial, no Centro.

Atualmente, as Promotorias de Justiça com atuação nas áreas ambiental, saúde e defesa dos direitos da criança e do adolescente funcionam em uma sede do MPMG no bairro Cariru (av. Japão, 381). As questões relacionadas ao Controle Externo da Atividade Policial e ao Juizado Especial são tratadas na Promotoria de Justiça localizada no prédio do juizado (rua Edgar Boy Rossi, s/nº, Centro). Já no fórum da cidade, permanece apenas a Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos de Família, dos Idosos e das Pessoas com Deficiência e de Apoio Comunitário, além de uma sala de apoio.

O procurador-geral de Justiça salientou também, durante a solenidade, a importância da construção da sede definitiva. “Reunir todas essas sedes em uma só é o nosso sonho. Nos próximos anos, a administração voltará para inaugurar esse imóvel, onde o cidadão terá acesso a todos os serviços oferecidos pelo MPMG”.

Presenças
Além dos promotores de Justiça de Ipatinga e de cidades vizinhas, participaram da cerimônia: o vice-prefeito da cidade, Jésus Nascimento; o vereador Mazinho Barbosa; o diretor do Foro, Otávio Pinheiro da Silva; o procurador-geral de Justiça adjunto institucional, Rômulo de Carvalho Ferraz; o secretário-geral do MPMG, João Medeiros; a assessora especial da Procuradoria-Geral de Justiça  Kátia Araújo; o comandante da 12ª Região da Polícia Militar em Ipatinga, coronel Edvânio Rosa Carneiro; o delegado de Polícia Gilmaro Alves, representando o chefe do departamento de Polícia Civil, Gilberto Simão; entre outras autoridades.
 


Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
10/04/17


Compartilhar: