VoltarImprimir

Notícias

Inclusão e Mobilização Sociais11/08/2017
MPMG participa do lançamento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Viçosa
MPMG participa do lançamento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Viçosa

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou hoje, 11 de agosto, do lançamento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Viçosa, município da Zona da Mata. O evento contou também com o seminário Desafios da coleta seletiva com a inclusão dos catadores.

O Fórum é fruto de articulação entre a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do MPMG, Promotoria de Justiça de Viçosa, Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (Acamare), Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (Acat), Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP/UFV) e Projeto Interação/UFV.

O objetivo do Fórum é colaborar para a articulação e o fortalecimento das associações e das cooperativas de catadores, visando à inclusão social e econômica, bem como participar ativamente na elaboração, implantação, monitoramento e avaliação da Política Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.

Segundo o promotor de Justiça Gabriel Pereira de Mendonça, entre as principais diretrizes do projeto estão: o combate à exploração do trabalho infantil na coleta de materiais recicláveis, a orientação sobre o uso de equipamentos e outros cuidados no desempenho da atividade, o estímulo à educação ambiental e à ampliação da coleta seletiva no município, a organização dos catadores, carroceiros e demais trabalhadores envolvidos com materiais recicláveis.


Compartilhar: