VoltarImprimir

Notícias

Institucional12/09/2017
Edição especial do 'Por dentro do MP' destaca importância do protagonismo do cidadão na transformação da sociedade

Na tarde de hoje, a programação da Semana do MP, contou ainda com uma apresentação do grupo teatral Giramundo e exposição de obras de autores do MPMG

Edição especial do 'Por dentro do MP' destaca importância do protagonismo do cidadão na transformação da sociedade

Com o objetivo de conhecer melhor o papel e as atribuições do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), mais de 150 estudantes de Direito de cinco faculdades de Belo Horizonte participaram, na tarde desta terça-feira, 12 de setembro, de uma edição especial do projeto Por dentro do MP. O evento ocorreu durante a Semana do Ministério Público 2017, que, este ano, apresenta como tema central Tolerância e igualdade. A palestra foi ministrada pelo chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Edson Ribeiro Baeta.

Edson Baeta iniciou sua fala destacando que a história do Ministério Público pode ser dividida em dois importantes períodos: antes e depois da Constituição Federal de 1988. Segundo ele, antes da promulgação da Constituição Cidadã, vigorava a imagem do Ministério Público como “o grande acusador”, preocupado apenas em obter a condenação dos réus. Após 1988, o promotor de Justiça passa a ser visto como alguém que efetivamente promove a Justiça, “devendo, inclusive, no âmbito penal, pedir a absolvição do réu em caso de insuficiência de provas”, considerou.

Baeta ressaltou, ainda, a importância do exercício da cidadania no processo de transformação social. “O MP não vai resolver os problemas da sociedade sozinho. É fundamental que os cidadãos assumam o papel de protagonistas da mudança, sobretudo neste momento tão complicado que estamos atravessando”.

O caráter plural da sociedade e a necessidade de diálogo do Direito com outras ciências, como a Sociologia, a Antropologia e a História, também foram aspectos abordados pelo palestrante aos graduandos da Escola Superior Dom Helder Câmara, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Uni-BH, da Una e da Famig.

Fotos

Giramundo
Após a palestra, o grupo teatral Giramundo, especializado em bonecos, apresentou cenas do espetáculo Giz. A apresentação, encenada com gigantes bonecos brancos, abordou a vida em família, o relacionamento entre dois abutres, a vida de uma sereia velha, entre outras histórias, para trabalhar ideias como empatia, falta de respeito, impaciência, intolerância e preconceito.

Fotos

Espaço Páginas Abertas
O Espaço Páginas Abertas reuniu obras de autores do MPMG no pilotis da Procuradoria-Geral de Justiça, onde os livros foram expostos dando ao público a oportunidade de visitar os estandes e conversar diretamente com os autores. Quem adquiriu as obras de Antônio de Padova Marchi Júnior, Débora Carvalho Fioratto, Enéias Xavier Gomes, Laís Maria Costa Silveira, Rodrigo Iennaco, Rogério Filippetto e Vinícius Alcântara Galvão levaram para casa livros autografados e com dedicatórias.

Fotos

Obras expostas:
O adolescente responsável: imputabilidade, sociabilidade e necessidade
Autor: Alderico de Carvalho Junior

Princípio da legalidade penal: proteção pelo STJ e parâmetros da interpretação
Autor: Antônio de Padova Marchi Júnior

Teoria das nulidades processuais: interpretação conforme a Constituição
Autora: Débora Carvalho Fioratto

Dolo sem vontade psicológica: perspectivas de aplicação no Brasil
Autor: Enéias Xavier Gomes

Flores de todas as cores
Autora Laís Maria Costa Silveira

Princípio da moralidade administrativa
Autor: Marcus Vinícius Ribeiro Cunha

A criminologia da não cidade: um novo olhar urbanístico para o território da pobreza
Autores: Rodrigo Iennaco e Grégore Moura

Colaboração premiada: contornos segundo o sistema acusatório
Autores: Rogério Filippetto e Luisa Carolina Vasconcelos Chagas Rocha

Código Penal comentado
Autor: Rogério Greco

O júri e sua retórica: a lógica do discurso
Autor: Vinícius Alcântara Galvão

Criminologia midiática e Tribunal do Júri: a influência da mídia e da opinião pública na decisão dos jurados
Autor: Paulo César de Freitas
 


Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
12/09/2017


Compartilhar: