VoltarImprimir

Eventos

19/09/2017 17:00
Encontro discute a relação do consumismo com transtornos alimentares e obesidade infantil

Data de início: 19 de Setembro de 2017 às 17:00 horas.

Data de fim: 19 de Setembro de 2017 às 19:00 horas.


O Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizará, no dia 19 de setembro de 2017, das 17h às 19h, no Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ/MG), em Belo Horizonte, a terceira edição do projeto Momento EducAtivo – um fórum de debate permanente sobre consumo e consumismo, que tem por objetivo auxiliar as pessoas na adoção de posturas mais críticas no mercado de consumo.

Desta vez, o tema do Momento EducAtivo será Transtornos Alimentares e Obesidade Infantil. Ocorrerá, então, uma discussão mediada pelo coordenador do Procon-MG, o promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta, que terá como expositores a mestre em Ciências da Saúde, docente do curso de Psicologia e autora do livro Obesidade na Infância e Interações Familiares: uma trama complexa, psicóloga Valéria Tassara; o endocrinologista pediátrico Cristiano Túlio Maciel Albuquerque; e a especialista em Nutrição Clínica e em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde, nutricionista Anelisa Terrola Martins Ferreira.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Proposta
O projeto Momento EducAtivo tem o intuito de criar um canal efetivo com diversos segmentos da sociedade: educadores, estudantes, famílias, pessoas que atuam na defesa do consumidor e a população em geral. Para tanto, são realizados eventos periódicos, gratuitos e abertos ao público, os quais contemplam temas como erotização precoce e exploração sexual infantil, transtornos alimentares e obesidade infantil, consumismo e violência, superendividamento, golpes e fraudes na Terceira Idade.

Em 2017, as edições tratam do consumo e do consumismo dentro do universo infantojuvenil. Para o Procon-MG, as vigorosas estratégias de marketing direcionadas ao público infantil, as práticas de consumo das famílias e a hipervulnerabilidade da criança propiciam a adoção de postura de consumo sem questionamento, reflexão ou crítica. Além disso, na avaliação do órgão de defesa do consumidor, a superexposição das crianças aos apelos do consumo pode gerar problemas de diversas naturezas, como endividamento, obesidade infantil, violência, erotização precoce, adultização da infância, entre outros. Já foram realizadas dois encontros do Momento EducAtivo que este ano. Para saber mais sobre a primeira edição, clique aqui

Para saber mais sobre a segunda edição, clique aqui

O projeto também busca incentivar o desenvolvimento de educadores na área de educação para o consumo e, com isso, potencializar o trabalho realizado sobre o tema nas salas de aula.

Inscrições
As inscrições para o terceiro encontro do projeto Momento EducAtivo são gratuitas e podem ser feitas até as 17h do dia 15 de setembro de 2017.

Haverá emissão de certificados, os quais serão entregues, posteriormente, via postal, aos participantes que tiverem frequência – igual ou superior a 80% da carga horária total prevista para a ação educacional – comprovada em lista de presença. As pessoas que não comunicarem ou justificarem sua desistência de participar do evento, pelo e-mail escolainscricao@mpmg.mp.br,  ficarão impedidas de se inscreverem para as demais ações da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC) por seis meses – prazo que será contado a partir de 19 de setembro de 2017. Mais informações sobre essa ação educacional e sobre os demais eventos promovidos pela EEDC podem ser obtidas no site do Procon-MG – www.procon.mpmg.mp.br ou pelo correio eletrônico eedc@mpmg.mp.br .

Informações
Evento: Projeto Momento EducAtivo, 3ª Edição
Local: Salão Vermelho da PGJ/MG, Avenida Álvares Cabral, 1690, 1º andar – Santo Agostinho – Belo Horizonte
Data: 19 de setembro de 2017 (terça-feira)
Horário: 17h às 19h


Ministério Público de Minas Gerais
Procon-MG - Assessoria de Imprensa
Telefone: (31) 3250-4685
proconjornalismo@mpmg.mp.br
www.procon.mpmg.mp.br
www.facebook.com/ProconMG